Casa em resort

Publicado em 15 de abril de 2007

As pessoas que investem em imóveis no segmento de alta renda passaram a ter oportunidade de diversificação de suas aplicações, com o surgimento dos condomínios residenciais acoplados a resorts, empreendimentos hoteleiros com elevado padrão de instalações e serviços, localizados nas praias mais destacadas do litoral brasileiro.

Esta opção encontra maior disponibilidade nos estados da região Nordeste, com destaque para Bahia, Pernambuco e Ceará, sendo uma alternativa aos investidores que escolhem a segurança da aplicação em imóveis conjugado à possibilidade de utilização para temporadas de férias.

Trata-se de um formato largamente difundido nos Estados Unidos, que só recentemente começou a ganhar espaço no Brasil, sendo oferecida uma gama de opções, cujos preços variam de R$ 300 mil a R$ 1,5 milhão, enquanto a rentabilidade é similar ao aluguel comercial de grandes centros urbanos, variando em função de uma conjugação de fatores, mas fica entre 0,6% e 1,5% ao mês, além da possibilidade de valorização, especialmente pelo ineditismo do investimento.

Nesse sentido é importante destacar que o setor de resorts tem apresentado resultados importantes, cujo crescimento esperado é da ordem de 10,0% ao ano, enquanto a taxa de ocupação dos hotéis deve atingir a marca de 70,0%.

O diferencial apresentado por este tipo de empreendimento está na infraestrutura, com serviços e equipamentos de última geração, que traz segurança e conforto aos usuários, com a exclusividade que este tipo de público exige.

Os adquirentes de unidades na fase de lançamento usualmente são pessoas residentes na própria região, que utilizam o imóvel em finais de semana e feriados, entretanto cresce o interesse de pessoas residentes em outras regiões e até no exterior, cujo aumento da hospedagem é crescente, bem como trata-se de aplicação cuja rentabilidade é bem superior a ativos de países desenvolvidos com mesmo perfil de risco.

O sucesso de um empreendimento dessa natureza segue algumas regras indispensáveis, que começa com um projeto adequado às necessidades do usuário conjugado a uma rede hoteleira com tradição, que será responsável pela administração, além de estar localizado em um local privilegiado, no que se refere aos aspectos logísticos e paisagísticos.

Também devem ser observados elementos que agregam valor ao empreendimento como marina, garagem de barcos, reservas naturais, proteção ambiental, dentre outros, que irão garantir ao investidor, especialmente aquele que adquire sua unidade no lançamento, não só uma futura rentabilidade, mas também valorização após a conclusão.

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030

^