Todo

Destaques >  Artigos | Livros | A empresa | Serviços | Monografias | Currículos | Cursos|

Para não receber nossas notícias, envie um e-mail para peanewsletter@yahoo.com.br solicitando o cancelamento.

Ex-Presidente e Conselheiro da OAB/MG recebem medalha do Dia de Minas
   

O ex-presidente da OAB-MG Raimundo Cândido Junior e o atual conselheiro Seccional Francisco Maia Neto foram agraciados com a medalha do "Dia do Estado de Minas Gerais", honraria entregue a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. A cerimônia de entrega foi realizada, no último dia 16, Dia de Minas Gerais, na cidade histórica de Mariana, que voltou a ser a capital simbólica dos mineiros. 

O governador Antonio Anastasia presidiu a solenidade, que teve como orador oficial o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Celso Romano. A cerimônia remonta às tradições de Minas. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto.

Em memória da importância da primeira sede do Governo de Minas, em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais, como data cívica estadual. 

O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense. No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. Foi então sancionada pelo governador a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

Fotos: Carlos Alberto Pereira
Texto publicado pela OAB - Minas Gerais (extraído pela Folha da Precisão)

 


Rua Congonhas, 494 - Santo Antônio - CEP 30330-100 - Belo Horizonte - MG

Fone: +55 31 3281.4030 - Fax: +55 31 3281.4838 - geral@precisaoconsultoria.com.br