Francisco Maia & Associados
   

Telhado de vidro

Publicado em 9 de agosto de 2009 - Advogado/Engenheiro Francisco Maia Neto

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...”, são versos infantis bastante conhecidos do inesquecível poeta Vinicius de Moraes, e refletem, de forma subjetiva, a importância de um elemento essencial de uma edificação, que é sua cobertura.

Desde que o homem primitivo deixou as cavernas em busca de abrigos que melhor se adequassem às suas necessidades, procurou criar edificações cada vez mais sólidas, capazes de resistir às ações dos predadores e às intempéries, figurando como elemento essencial o telhado.

Os anos se passaram, mas a importância desse elemento construtivo continua a mesma. E para garantir que o telhado cumpra suas funções seguramente, devemos recomendar, como melhor remédio, a prevenção, que deve ser feita sob a forma de uma inspeção por profissional especializado, preferencialmente um engenheiro de edificações, em períodos não superiores a dois anos.

Além disso, não custa nada lembrar que muitos dos problemas existentes nas edificações, como aqueles existentes no telhado, possuem sua origem na fase de projeto, em que, além da participação do especialista, devem ser observados outros cuidados, como, por exemplo, a escolha dos materiais.

Esse é um item que irá trazer consequências não só na fase de construção, mas irá repercutir ao longo de sua vida útil, pois estruturas de metal sofrem com a ferrugem, enquanto as de madeira são susceptíveis às infiltrações e aos ataques de cupins.

Outra questão que merece cautela refere-se à estrutura do telhado, especialmente quando se pretende agregar itens à cobertura, ou seja, quando se pretende colocar um forro especial, de maior peso, ou instalações e/ou equipamentos de ar-condicionado, estes devem ser previstos pelo projetista.

A manutenção, entretanto, independe do material utilizado na construção do telhado, bem como de sua forma ou dos itens que venham a ser agregados. Por isso, insistimos nesse procedimento, especialmente para as épocas de seca, uma vez que o melhor período para efetuar esse tipo de trabalho é quando o telhado encontra-se menos solicitado às ações das águas.

Nesse trabalho é importante que seja feita a limpeza das calhas, o que evita a presença de umidade que se infiltra pelo telhado, conferência da organização e fixação das telhas, e a checagem dos pontos de encontro do telhado com a estrutura, calhas e rufos.

Também deve ser feita a pintura dos metais e a proteção da madeira contra cupins, mas lembre-se não é recomendável escalar a cobertura sem o conhecimento e os equipamentos recomendados, pois todos sabem que o primeiro indício de uma má notícia é a frase “o gato subiu no telhado”.

 

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br