Francisco Maia & Associados
   

Qual imóvel que cabe em seu orçamento?

Quando alguém decide adquirir um imóvel, vários aspectos são importantes para a conclusão da escolha certa, tais como suas características externas e internas, a sua localização, o valor, a forma de pagamento, etc. A aquisição de um imóvel para muitos é a realização de um sonho de possuir a casa própria ou até mesmo determinar definitivamente o local que fixará o seu espaço para a realização do seu trabalho.

A maioria das pessoas opta por imóveis que possuem características físicas encantadoras, atraentes ou apenas que revelam um interesse pessoal ou que suprirá as suas expectativas, entretanto, a concreção desse sonho muitas vezes esbarra nos valores para a conclusão da compra do imóvel, por esse motivo é importante que sigam alguns  passos antes da decisão final, que detalhamos a seguir.

1) Comprometimento do orçamento

Quando a pessoa não possui recursos suficientes para a compra à vista, a solução é financiar parte da compra do imóvel. Os agentes financeiros limitam a parcela a um percentual da renda familiar, entre 25% a 30%, entretanto, é importante que o comprador adicione outras despesas já comprometidas em seu orçamento (consórcio, prestações anteriores, etc.), pois poderá ficar em dificuldades financeiras, caso comprometa um percentual significativo de seus rendimentos.

2) Procurar reduzir a parte financiada

Como os juros no Brasil são notoriamente elevados, o que cria um círculo vicioso entre o valor financiado, caso seja muito alto, com o prazo, que tem que ser longo para reduzir o valor das parcelas, o que acaba onerando o montante com os juros. A solução é aguardar um pouco mais quando o comprador não tiver acumulado, pelo menos, um valor equivalente a 1/3 do preço total do imóvel.

3) Definição do valor do imóvel

O ideal é o comprador estipular previamente um valor alvo para a aquisição do imóvel, acrescido de uma margem, que definirá o teto máximo que poderá gastar na compra. A partir daí deverá verificar o percentual que pagará a vista e o valor das futuras prestações da parte financiada. Além disso, esta disciplina impedirá um deslumbramento com imóveis maiores e mais atraentes que resultam em valores excedentes ao limite pré-estabelecido.

4) Solicitação do financiamento antes da compra

É uma preocupação que deve ocupar todos os interessados antes de iniciarem a procura, uma vez que o negócio pode não ser concretizado em função da eventual negativa de financiamento. Assim, o pretendente deve buscar todas as informações sobre os financiamentos disponíveis, bem como reunir toda a documentação necessária, o que irá possibilitar uma rápida aprovação quando se definir por determinado imóvel.

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br