Francisco Maia & Associados
   

Fonte Nova, nunca mais!

Após longos anos para sua torcida, o Esporte Clube Bahia, um dos mais tradicionais clubes de futebol do país, conseguiu deixar a Série C do campeonato brasileiro, mas a festa promovida por sua torcida foi ofuscada pela maior tragédia já ocorrida em um estádio de futebol brasileiro.

Na tarde do dia 25 de novembro do último ano, o Bahia conseguia resultado que lhe dava matematicamente a classificação para a Série B deste ano, quando parte da arquibancada da Fonte Nova, estádio do governo estadual no qual o tricolor baiano tradicionalmente manda seus jogos, desabou, matando 7 torcedores e ferindo mais de 40.

 Nesse fatídico episódico, ficou claro que o Estádio da Fonte Nova não apresentava as condições necessárias para abrigar uma partida de futebol com grande público, ainda que o Bahia acabou sendo vice-campeão da competição, e alcançando a Série B, o fato ficou em segundo plano. O acidente tomou para si a atenção de todos, e serviu para mostrar a importância da inspeção predial como diagnóstico para ações de manutenção, especialmente em edificações que receberam grande afluxo de público.

A inspeção predial consiste, segundo publicação do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP), na “vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o plano de manutenção”,  mas apesar de sua óbvia importância, a inspeção em nosso país ainda não possui o reconhecimento e a divulgação necessários, como já foi abordado nesta coluna, há algum tempo.

Sempre atento a esta importante questão, o IBAPE, aproveitando a cerimônia de posse do mineiro Élcio Avelar Maia como seu novo Presidente, irá promover, nos dias 5, 6 e 7 de março, um seminário sobre o tema, em Belo Horizonte, intitulado de “Seminário Brasileiro de Inspeção e Procedimentos de Manutenção - Prédios Especiais, Obras de Arte e Rodovias”, que pode ser considerado como uma resposta ao acidente ocorrido na Bahia, já que edificações complexas, assim como obras de acesso público, como estádios de futebol, estarão em pauta.

 Trata-se de uma grande oportunidade para profissionais da área, que poderão ter acesso a novidades do setor e estar, durante 3 dias, em meio a uma válida difusão e debate do tema, que tratará, no primeiro dia, do setor privado, no segundo, do setor público, e no terceiro e último dia, irá realizar assembleias extraordinárias da entidade, visando o planejamento de suas ações para os próximos 2 anos.

No Brasil, onde o início da produção literária sobre o tema ainda é recente, eventos como o seminário promovido pelo IBAPE sustentam o debate e a divulgação sobre o assunto, valendo ressaltar que a importância da inspeção predial não se limita a questão da segurança, mas também para abalizar as condições do imóvel, prestando um serviço essencial ao cidadão, como nos Estados Unidos, por exemplo, onde mais de 80% dos imóveis são submetidos a inspeção antes de um negócio ser realizado, índice compartilhado por países do primeiro mundo.

Que a sociedade assuma uma conscientização sobre o tema, e que novas tragédias não ocorram e não sejam necessárias para lançar luz sobre o tema.

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br