Francisco Maia & Associados
   

Desafios da Engenharia de Avaliações e Perícias

Publicado em 14 de maio de 2006 - Advogado/Engenheiro Francisco Maia Neto

Fortaleza sediou, de 17 a 21 de abril de 2006, o XXII Congresso Pan-americano de Avaliação de Engenharia e o XIII Congresso Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia. Os eventos, que tiveram como tema central “Cidades Sustentáveis: Desafio da Engenharia Contemporânea”, aconteceram no hotel Gran Marquise by Sol Meliá, reunindo cerca de 600 participantes, advindos de vários estados brasileiros, além de representantes dos Estados Unidos, México e de países da América do Sul. A promoção foi da Union Panamericana de Asociaciones de Valuacion (UPAV) e do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia de Engenharia (IBAPE-Nacional), através do IBAPE-CE, em parceria com o SEBRAE-CE.

Palestras, cursos, painéis e apresentação de trabalhos integraram a programação do evento, possibilitando um intercâmbio de conhecimentos e informações entre os participantes. Os cursos foram realizados nos dias 17 e 18, com temas variados, como: Inferência Estatística Aplicada a Avaliações, ministrado pelo professor e diretor de normas do IBAPE-Nacional, Paulo Grandiski (SP); Perícias Judiciais e Introdução à Arbitragem, do presidente do Conselho Consultivo do IBAPE-Nacional, Francisco Maia Neto; e Inspeção Predial, da diretora técnica do IBAPE-SP, Flávia Zoéga Pujadas.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 18, tendo como palestrante o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que falou sobre “Integração da Bacia do Rio São Francisco – Um desafio da Engenharia Contemporânea”. Na ocasião, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do IBAPE-Nacional, que, por dois anos, será presidido pelo engenheiro Jorge Sahd Júnior.

Dos assuntos apresentados nas palestras, destacam-se: Norma de Avaliação de Bens do IBAPE-Nacional, do conselheiro e ex-presidente do IBAPE-Nacional, Octávio Galvão Neto; Engenharia Diagnóstica, de Tito Lívio Gomide, presidente do IBAPE-SP; Geoprocessamento Aplicado às Avaliações, de Antônio Sérgio Liporoni, presidente da Union Panamericana de Asociaciones de Valuacion (UPAV), cuja posse aconteceu durante o evento; e Normas Internacionais de Avaliação, proferida pelo gerente de negócios do AppaisalInstitute (USA), Bill Endesley.

Durante os painéis, foram discutidos temas como: Estatuto das Cidades, Planos Diretores: Reflexos no Mercado Imobiliário, apresentado pelo vice-presidente do IBAPE-Nacional, Nélson Roberto Pereira Alonso; as Avaliações no Continente Americano, do vice-presidente técnico da UPAV, Gérman Noguera; e Financiamentos Habitacionais: Impactos no Mercado Imobiliário, tendo como apresentadora a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Vera Vianna.

Foram apresentados 53 trabalhos, com temas diversos, envolvendo, entre outros, cobrança de IPTU, valor de localização dos imóveis, perícia em estruturas, perícia indenizatória, patologia em construções de estruturas, avaliação em massa de imóveis, alteração de fachada, direito autoral e conceito de valor de mercado.

Os congressos foram realizados com o apoio do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Crea-CE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da Caixa Econômica Federal, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), SINDUSCON-CE e ABEOC-CE.

Registre-se ainda a realização de Assembleias Gerais para deliberação de assuntos diversos, sendo escolhida a Bahia para sediar o próximo COBREAP, em 2007, e a Costa Rica o próximo Congresso Pan-americano, em 2008, além do que o Brasil irá receber a presidência itinerante da UPAV no biênio 2006/2008. 

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br