Francisco Maia & Associados
   

Condomínio - Clube

O aumento da escala da violência, a maior participação da mulher no mercado de trabalho, que não tem com quem deixar os filhos, o maior número de idosos e a elevação das taxas condominiais, são algumas das explicações apontadas para o surgimento no mercado imobiliário dos clubes residenciais, ou condomínios - clube.

Tratam-se de empreendimentos com grandes áreas de lazer, que aproveitam a disponibilidade de terrenos com áreas usualmente superiores a 8 mil m2, funcionando como extensão de casa, normalmente apresentando unidades com áreas privativas menores, que compensam o espaço interno reduzido, além de ser mais barato que a mensalidade de clube ou o salário de uma babá.

O resultado são condomínios usualmente com três ou mais torres, que procuram a diversificação das opções de entretenimento e lazer, com taxas menores de condomínio, em função do rateio entre um maior número de unidades, tudo isso aliado a um sistema de segurança mais eficaz do que em locais públicos.

Essas modalidades estão surgindo em maior frequência nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde procuramos, a título de informação, ilustrar algum deles a seguir:

* Num terreno de 11 mil m2 foram edificadas duas torres com aproximadamente 300 apartamentos, que contam como opções de lazer, spa, salões de festa, espaço gourmet e miniquadra gramada.

* Com 80% destinados à área de lazer, compreendendo centro de estética, sala de ginástica e mini cinema, foram oferecidos 420 apartamentos, distribuídos em sete edifícios, em uma área total de terreno de 35 mil m2.

* Contando com duas opções de planta, com quatro ou três dormitórios, e unidades entre 125,00 m2 e 140,00 m2, estão sendo oferecidos 288 unidades em quatro torres, sendo que 80% do terreno, aproximadamente 14 mil m2, serão dedicados à infraestrutura de lazer, esportes e entretenimentos, contando com piscina olímpica, com 50 metros de comprimento, salão de beleza, atelier de artes, cinema e lan house, além das tradicionais opções, como sala de ginástica, quadras e pista de cooper.

* Um novo conceito foi desenvolvido para um terreno de 10 mil m2, contando com 348 apartamentos, cujos edifícios terão portarias exclusivas, uma vez que o projeto foi desenvolvido num mini bairro, além das tradicionais inovações de lazer, cujo exemplo em destaque nesse caso é um jardim suspenso.

* Embora em uma área menor, com 6,2 mil m2, composto por duas torres e 276 unidades, também identificamos um lançamento na mesma linha, cuja proposta é proporcionar uma vida mais saudável aos moradores, voltada para a prática de esportes, com piscina olímpica, deck molhado, fitness com sauna, deck para ioga com fonte, cascata, mini-campo esportivo, jardins e trilhas para caminhadas.

Além das indiscutíveis vantagens para os adquirentes, do ponto de vista urbanístico, o que tem se verificado é a descoberta ou revitalização de locais que não figuravam na preferência da classe média, em função justamente dos espaços disponíveis para este tipo de empreendimento.

 

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br