Francisco Maia & Associados
   

Aquisição para investimento

O bom momento vivenciado pelo mercado imobiliário cria, sob certos aspectos, alguns problemas para os clientes, como, por exemplo, os moradores de Belo Horizonte, que algumas vezes têm encontrado dificuldades para achar imóveis que lhe agradem, pois não são necessariamente adquiridos para serem usados como moradia.

Até pouco tempo atrás, a grande preocupação do brasileiro era acerca da aquisição de sua casa própria, hoje boa parte deste mito já caiu por terra, haja vista que o possível proprietário, ou mesmo o proprietário, devem analisar seu capital disponível, rentabilidade e valores de aluguel para fazer um diagnóstico mais confiável, além do que uma faixa da população com melhor situação financeira tem usado imóveis para adicionar renda extra aos seus ganhos.

Mais do que isso, o valor do imóvel, reajustado com o passar dos anos, mostra-se uma opção mais estável e segura do que outras aplicações, o que pode ser realçado com um início de inflação, mas a questão não se resume a isso, há vários aspectos que devem ser cuidadosamente avaliados.

Primeiramente, existem diferentes condições na compra de um apartamento, por exemplo, se o referido for adquirido ainda quando estiver na planta, imagina-se uma valorização entre 15 e 20% após a conclusão das obras. Deve-se, no entanto, estar atento às particularidades do momento e da região escolhida, afinal, se for uma área aberta ainda há pouco para edifícios de tamanho determinado, por haver um grande número de ofertas que acirraria a concorrência.

Quanto ao aluguel, seria ótimo contar com uma renda mensal estável, no entanto, ela não é garantida como poderia, apesar de boa disputa por imóveis, a oferta de crédito cresceu nos últimos anos, o que traz mais prováveis compradores ao mercado imobiliário. Além disso, pelo interesse emergente, as construtoras estão dando prioridade ao público de renda mais baixa, o que muitas vezes traz alívio para as mesmas, já que se livram do apego a tendências volúveis comuns em imóveis para classes mais abastadas. Uma segunda questão são as difíceis regras dos contratos de aluguel, pois um inquilino problemático certamente trará muita dor de cabeça, sem falar nas despesas que ficarão a cargo do proprietário caso não ache um interessado em ocupar no imóvel em curto período de tempo.

Mesmo assim, a aquisição do imóvel para investimento continua sendo uma boa pedida, desconsiderando-se a renda propiciada pelo aluguel, a avaliação do imóvel, em geral, por si já sustenta a compra, enquanto a valorização do imóvel tende a ser acima dos índices da inflação, configurando-se uma cartada segura.

Por último, para que este tipo de alocação de recurso possa se tornar realmente um bom negócio, é melhor apostar em imóveis que atendam a um bom público e nunca ignore a localização.

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br