Francisco Maia & Associados
   

50 anos de glórias

Em 2007 o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), completou cinco décadas de existência, tendo a entidade surgido, primordialmente, para desenvolver normas técnicas para o setor, no entanto, sua área de atuação não se resume a isto, e engloba a congregação e o suporte a entidades estaduais, o processo de reciclar e dinamizar as informações e novidades sobre avaliações e perícias, mantendo seus filiados a par do que existe de melhor na área, a organização de cursos, eventos, congressos, seminários, além da defesa dos direitos e interesses da classe, bem como zelar pelo comportamento ético-profissional.

Aproveitando o momento, relembremos um pouco o processo que acabou por originar o Instituto, quando, em 1949, em Lima, no Peru, foi organizada a I Convenção Pan-Americana de Avaliações, tendo originado a Oficina Permanente Panamericana de Valuaciones, que visava congregar as associações de avaliadores já existentes na América.

Durante a realização da segunda edição da Convenção Pan-Americana de Avaliações, a presença de engenheiros brasileiros foi marcante, tanto que a próxima edição do evento foi marcada para São Paulo, sendo que anteriormente à sua realização, foi criado, na cidade, o Instituto de Engenharia de São Paulo, e no Rio de Janeiro, o Instituto de Engenharia Legal do Rio de Janeiro.

Após a III Convenção Pan-Americana de Avaliações, decidiu-se criar uma entidade com maior independência e vida jurídica própria, assim, na IV Convenção Pan-Americana de Avaliações, em Chicago, 1957, foi criada a Unión Panamericana de Valuacion (UPAV), no lugar da Oficina Permanente Panamericana de Valuaciones, onde na recém-criada entidade, cada país poderia contar com apenas uma entidade representativa, e no biênio 2007/2008 o IBAPE sedia a Junta Diretiva, de caráter itinerante, no país que sediou o último congresso panamericano, ocorrido no Brasil em 2006.

Nessa época, entretanto, as normas ainda não eram bem fixadas, existindo no país, em 1952, no Departamento de Engenharia da Caixa Econômica Federal de São Paulo, o qual era chefiado pelo Dr. Daro Eston de Eston, normas que passaram a ser utilizadas em suas avaliações, e no fim do mesmo ano, o Dr. Augusto Luiz Duprat elaborou um anteprojeto-projeto de Normas e Avaliações de Imóveis, que foi submetido a exames da ABNT, que se prolongaram por quatro anos, resultando, em 1957, no Anteprojeto P -NB -74 R.

Enfim, em 1957, foi criado o IBAPE, uma resultante de todo o processo que vinha se desenrolando nos últimos anos, desembocando na realização, no ano de 1974, pelo IBAPE, do primeiro Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (COBREAP), que tinha periodicidade trienal e atualmente é realizado a cada dois anos, completando 35 anos em 2009, quando será realizada sua XV edição, na cidade de São Paulo.

Além de sediar a Junta diretoria Diretiva da UPAV, o IBAPE possui representatividade internacional em todas as entidades mundiais de avaliações, com destaque para aquelas que cuidam das normas técnicas, cuja importância e atuação, resultará na promoção, no final deste ano, na cidade de Brasília, do 2° Congresso Mundial de Avaliações.

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br